Trabalhar com diferentes formatos de dados é uma prática comum para aqueles que utilizam os Sistemas de Informações Geográficas, os conhecidos SIGs. Os projetos de mapeamento possuem diferentes finalidades e são direcionados para os mais variados clientes. Por este motivo, você deve possuir um sólido conhecimento acerca dos recursos capazes de estabelecer uma compatibilidade entre diferentes ferramentas.
Sendo vetor ou raster, determinar o tipo de arquivo que será entregue é uma atividade que faz parte de todos os projetos de Geoprocessamento. Um exemplo mais comum é a compatibilidade entre os sistemas SIG e o CAD. Há regras para a transição dos arquivos de um sistema para outro que envolvem cuidados com o sistema de referência,
a validação da geometria, etc.
Sobre o Formato GeoPackage
Neste artigo, vamos apresentar os procedimentos para exportação de um Shapefile para formato DXF do AutoCAD. Caso você tenha interesse no processo inverso, ou seja, importar um arquivo oriundo do CAD em DXF/DWG para o sistema QGIS, você deve optar pelo formato GeoPackage.
GeoPackage é um recipiente para armazenamento de dados espaciais de autoria da Open Geospatial Consortium. Sendo um padrão OGC, podemos utilizar este formato para importar dados CAD e publicar o resultado no projeto do QGIS. Desta forma, teremos a liberdade para trabalhar no formato Shapefile se necessário.
Link para assistir o vídeo no YouTube
Nossa experiência com Geoprocessamento ao longo do tempo demonstrou que a publicação de vídeos é o caminho ideal para o aprendizado sobre inúmeras ferramentas. Caso você tenha interesse em reproduzir essas dicas no seu computador, clique na imagem abaixo e assista o vídeo no Youtube.
Sobre o Autor do Site
Instrutor GIS é o site de consultoria do Geógrafo Jorge Santos.
Jorge Santos é Instrutor de Geotecnologias, Produtor de Conteúdo Geo, Técnico em Geoprocessamento, Analista em Geoprocessamento e Designer Gráfico com mais de dez anos de experiência.
Muito bom, e super útil, parabéns Jorge!
E maravilhoso saber que podemos contar com essa verdadeira ferramenta, o conhecimento liberta. Parabéns!