Que tal aprender os passos para gerar uma poligonal no sistema QGIS? Este procedimento funciona para a versão 2.18, pois o complemento utilizado ainda não foi adaptado para as versões mais recentes.
É importante que o usuário conheça bem as implicações dos Sistemas de Referência de Coordenadas para evitar poligonais posicionadas fora do local. A minha experiência com atendimento diário na área de Geo demonstra que um grupo significativo de usuários não sabem lidar com a projeção correta para uma área de estudo. Se você encontra-se neste grupo, por gentileza, entre em contato com um profissional competente. O objetivo deste artigo é apresentar os caminhos para a geração de uma poligonal com base nos memoriais que possuem apenas o azimute e a distância. Se o seu documento apresenta as coordenadas planas E e N de todos os vértices, faça a importação direta dessas coordenadas para o QGIS.
Leitura do Memorial Descritivo
Conforme dissemos, o artigo em questão contém os passos para a geração de uma poligonal no QGIS através do azimute e distância. Geralmente essa informação é extraída dos memoriais descritivos que não possuem as coordenadas Este e Norte de cada vértice que forma o perímetro. Para estes casos onde as coordenadas não constam no memorial, podemos realizar o desenho no QGIS com o apoio do complemento Azimuth and Distance Plugin.
O processo é bem simples: você recebe uma lista em doc, imagem ou txt, faz a formatação da mesma para o padrão do plugin e gera a poligonal que representa a área do cliente. Em seguida, deve-se exportar os resultados do plugin como backup. Para facilitar o processo, estou apresentando três arquivos de texto que conseguem sintetizar muito bem esse fluxo de trabalho:
O problema dos Memoriais Antigos
Atenção: Este procedimento depende das coordenadas do Marco Inicial ou Vértice de Amarração. Alguns memoriais descritivos antigos não possuem essa informação e isso impossibilita a transformação da poligonal por azimute e distância.
Geralmente esses documentos iniciam sua redação “pela cerca” ou “pela porteira da propriedade”. Esse tipo de abordagem é imprecisa e pode atrapalhar as análises espaciais no Sistema de Informações Geográficas (SIG). Clique sobre a imagem abaixo para compreender o fluxo de execução da ferramenta:
Clique aqui para ter acesso ao nosso material muito bem elaborado em PDF.
Inscreva-se na Newsletter InstrutorGIS
Esta é a primeira de muitas publicações que faremos para os leitores cadastrados na nossa Newsletter. Se você ainda não visualizou a oportunidade de se cadastrar na Newsletter InstrutorGIS, baixa preencher o formulário abaixo para ter acesso aos documentos bem elaborados que estamos produzindo aqui.
Parte do nosso público demanda uma atenção especial para um determinado tipo de assunto. Geralmente este material leva um tempo a mais para ser revisado, diagramado em PDF, etc. Da minha parte, continuarei a liberar o conteúdo de forma gratuita, porém, a Newsletter é um mecanismo que ajuda aquele leitor que às vezes não possui tempo para navegar de site em site, não é mesmo? Assim, essa pessoa pode filtrar apenas os conteúdos que são do seu interesse.
Estou com Trabalho de Conclusão para realizar e queria saber de algum plugin no Qgis que realiza contagem de plantas individual
Infelizmente não conheço nenhuma ferramenta que faça a contagem de indivíduos, Dago.
Atenciosamente,
Jorge Santos
Instrutor de Geotecnologias
https://www.instrutorgis.com.br
jorgepsantos@instrutorgis.com.br
WhatsApp: (61) 99616-5665
Skype: jorgepsantos2002
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jorgepsantos
Twitter: http://twitter.com/jpsantos2002
Boa tarde,
Sou engenheira ambiental e estou com uma dúvida, e gostaria de saber de pode me ajudar.
Eu preciso desenhar um polígono de um imóvel através de sua matrícula, contudo, não há coordenadas dos marcos (ex: marco inicial cravado na Rua Rio Verde). Se caso puder me ajudar neste trabalho, ficarei imensamente agradecida. Posso enviar a matrícula para olharem, e lhe dou mais detalhes.
Obrigada.
Laís Ayumi Hataishi
Moça, você está em apuros. Alguns memoriais descritivos antigos possuem essa referência doida que torna a poligonal impossível de ser mapeada no espaço. Já vi textos do tipo “Inicia-se a descrição deste perímetros pela cerca…” Fica difícil trabalhar assim, porque precisamos do Vértice V1 ou do Marco Inicial M1 com pares de coordenadas XY. Somente desta forma, podemos desenhar a poligonal.
Olá, Jorge Santos!
Algumas distâncias que estão tem mais de 999m, podem ter ponto na formatação?
Exemplo: 2.192,29
Como eu devo formatar essa distância para posteriormente inseri-la no plugin?
Agradeço!
Geralmente coloque sempre números, nunca separadores de milhar.
Existe um vídeo bem recente sobre este assunto no meu canal, dê uma olhada: https://youtu.be/fqdHM0te3WA
Atenciosamente,
Jorge Santos
Instrutor de Geotecnologias
https://www.instrutorgis.com.br
jorgepsantos@instrutorgis.com.br
WhatsApp: (18) 99701-6817
Skype: jorgepsantos2002
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/jorgepsantos
Twitter: http://twitter.com/jpsantos2002